top of page

Relatório do Encontro (Re)union - 7 de Outubro de 2016

Inserido no ciclo de conversas BACK TO THE FUTURE

 

Contextualização

 

A ‘Conversa 1’ aconteceu em torno da seguinte pergunta:

No contexto da nossa prática artística actual, que "corpo" estamos a desenvolver/criar?

 

Este encontro decorreu no Forum Dança, em Lisboa, a 7 de Outubro de 2016, reunindo um grupo de trabalho constituído por alunos ex-Pepccs e pelo grupo de trabalho Aulas e práticas de dança hoje*, formado por professores/artistas.

 

Fazer esta pergunta no âmbito deste ciclo de conversas surge da vontade de criar um momento de auto-reflexão e análise sobre as nossas práticas artísticas actuais, e as suas consequências e resultados, num formato de encontro e diálogo com outros artistas e/ou professores. Interessou-nos a confluência de profissionais de diferentes gerações, com abordagens heterogéneas, ligados à criação artística, à interpretação e ao ensino. Este é também um convite a vislumbrar as coisas que nos são comuns e as que nos distinguem, permitindo e propondo uma leitura e reflexão mais abrangente acerca do trabalho que estamos a desenvolver nesta área.

 

Para promover o diálogo e a reflexão conjunta, escolhemos fazer uma adaptação livre do método concept mapping, que nos permite documentar o encontro e dar continuidade às temáticas desenvolvidas no grupo de trabalho.


 

Descrição do método usado

 

Coloca-se uma pergunta e cada participante tem cerca de sete minutos para responder. A resposta deve ser dada através da escolha de três a cinco palavras-chave, escrita em cartões. Em seguida, cada participante partilha as suas palavras-chave com o grupo, gerando-se assim o diálogo e a possibilidade de aprofundar os temas. Ao partilharmos as palavras-chave, podemos posicionar os cartões em relação uns com os outros, procurando mapear alguns focos de interesse comuns e menos comuns. Relembramos sempre, a cada encontro, que a escolha das palavras-chave deve resultar do momento de trabalho/pesquisa em que nos encontramos e até propomos a repetição do exercício (e do tema sugerido) como prática de auto-reflexão e auto-análise. No fim da discussão, convidamos todos a colocar as suas palavras-chave num cartaz, de modo a termos acesso a todas as respostas e assim criarmos também a documentação do encontro.


 

Resumo do encontro

 

  • Apresentação do ciclo de conversas Back to the Future (BTTF).

  • Apresentação da questão central da conversa 1 - No contexto da nossa prática artística actual, que "corpo" estamos a desenvolver/criar? - a partir da qual surgirão as perguntas que vamos responder e a explicação do método de resposta por palavras-chave.

  • Apresentação do projecto ‘Aulas e práticas de dança hoje’.

  • Divisão em grupos de trabalho.

  • Pergunta 1: No contexto da tua prática artística actual, que "corpo" achas importante ser/ter/desenvolver/construir?

  • 7 minutos para responder com 3 a 5 palavras-chave.

  • Apresentação e discussão em pequenos grupos.

  • Pergunta 2: Como fazes, especificamente? (Como desenvolves ou manténs a tua prática? Que tipo de treino, prática, rotina, aulas, workshops, técnicas, pesquisa procuras ou desenvolves?).

  • 7 minutos para responder com 3 a 5 palavras-chave.

  • Apresentação e discussão em pequenos grupos.

  • Reunião de todas as palavra-chave no cartaz de documentação da conversa BTTF 1.

  • Exposição do cartaz para que os depoimentos possam ser consultados e analisados por todos.


 

Reflexões

 

No final do encontro, o cartaz foi colocado na parede, à disposição de todos, para que pudéssemos ter acesso a todas as respostas. Tomámos consciência da diversidade de perspectivas e de práticas de trabalho de cada um e ficou a vontade de aprofundar a pergunta, também, numa perspectiva prática. Neste sentido, no próximo encontro do grupo Aulas e práticas de dança hoje, vão-se propôr exercícios, provenientes da nossa experiência enquanto professores, onde que sejam trabalhados aspectos que consideramos basilares em termos técnicos.

Fica o desejo de dar continuidade e de potenciar futuros debates e encontros em torno das nossas práticas artísticas, no âmbito do (Re)Union.  

bottom of page